Treta Hardcore

 

 

Marcelo , quando surgiu a idéia de montar o treta e por que este nome?

A convite de Fernando Schaefer, entrei para o Korzus em 1994. Em DEZ de 1996 fizemos uma turnê nos EUA. Rodamos a Flórida, e fizemos um super show em NY (com Biohazard e S.O.D.) Quando estávamos em NY, entramos em contato com a cena de lá ! E a afinidade foi imediata ! O hardcore Nova Iorquino , que antes a gente só ouvia em casa, agora estava à nossa frente ……
E na hora, eu e Fernando, pensamos em montar um som com ênfase nas bases de guitarra, sem solos, e com letras em português, pois passaríamos uma mensagem pesada e direta!
Um dia, no apartamento dele, estávamos eu , ele, o irmão (Adolpho) e o Turtle (Bertacin)……Adolpho e Turtle eram nossos roadies, trabalhavam conosco no Korzus.
Somos uma família….essa é a real …… sempre andamos juntos! E naquele dia, olhamos uns para os outros, e decidimos montar uma banda para falar sobre as coisas que estavam acontecendo conosco, no nosso dia a dia, e com a sociedade em geral!
Ficamos pensando …..”Que nome vai ter? …”
Eu ia fazer uma tatuagem com a palavra TRETA na minha canela……então lancei a idéia ….. QUE FOI ACEITA NA HORA PELOS CARAS !!!!!!
Pensamos nesta palavra por abranger um vasto leque de significados………é , sem dúvida, um nome de muito peso !!!
Lembro-me como hoje, certa vez, conversando com o Gastão VJ, ele lançou assim “Soldado , que nome irado vocês criaram….isso tem muito peso!”
Para fechar , um detalhe que pouca gente sabe …. Adolpho assumiu os vocais sem nunca ter pego em um microfone….e Turtle assumiu o baixo sem nunca ter tocado 1 nota…. Eu e o Fernandão fechamos com os caras pelo fato de serem nosso irmãos de coração…..era a única coisa que importava e que importa! Por isso que no primeiro registro da banda , praticamente todos os sons tem no máximo 2,3 notas.

Destes registros, quanto tempo vocês demoraram para criá-los, e como eles aprenderam?

AHAHAHAHAHAHAHAHAH…………..
Aprenderam na marra……..cara !!!!!!!
Fizemos 10 sons em 2 semanas! Ensaiávamos 2,3 vezes por semana! O mais louco é que as letras foram feitas antes das músicas……Pois eram letras bem simples, 4 tempos, quadradinhas, mais parecendo grito de torcida!
Nós ouvimos bastante BlackMusic, que é uma característica marcante da levada HCNY! Então ficou fácil compor as letras sem ter as músicas! Pegava uma batida e começava a compor! Fernandão e eu estávamos de saco cheio de tocar difícil…..tá ligado? Aquelas bases complicadas do thrash impecável do Korzus (maior banda nacional do estilo)!
A gente queria FÉRIAS !!!!! hahahahahahaha

Qual a experiência que vocês trouxeram do Korzus para o Treta?

Vou aproveitar o momento para algo muito importante …..
Nós saímos do Korzus tretados ! Os caras têm um ritmo diferente do nosso para trabalhar! E quando voltamos da turnê dos EUA, ficamos meio irados pois os caras poderiam estar mais sangue-no-olho com o grande momento que a banda (korzus) estava!
Nossos shows estavam lotados, e a banda estava bem próxima de estourar !!! Era o momento !!!! Porém, a movimentação da banda foi um tanto quanto lenta …. e algumas oportunidades de ouro foram perdidas!
Aquilo me revoltou profundamente….e num belo dia simplesmente virei as costas para a banda , e o Fernandão veio na mesma balada que a minha !
Gostaria de aproveitar o momento para dizer que o que fiz foi muito errado! Foi uma tremenda falta de respeito com os caras que me lançaram na cena! Mas eu era muito explosivo na época! E defendia meus ideais com bastante agressividade!
Deveria ter conversado de forma amistosa com o Pompeu, com o Dick, com o Silvão (heróis da cena nacional) , explicado a minha visão e meu descontentamento, e partido para acelerar o TRETA! Mas eu não tinha esta capacidade, nem entendimento sobre relacionamento humano! Foi uma atitude muito egoísta e defensiva da minha parte ! Da qual arrependo-me profundamente, e peço perdão aos meus irmãos!
Esta foi a grande lição aprendida com o Korzus……. Uma lição muito importante na minha vida ! Oro todos os dias pelos caras ! É uma banda que merece o mais alto lugar na cena! Pela técnica, pela história, e pelos caras que estão lá ….Fiéis até hoje !
Existe Soldado porque certa vez foi-me dada a oportunidade de tocar no Korzus, onde gravei o KZS !!!

Qual a sua posição para assuntos como racismo, fascismo, xenofobismo onde muitos alegam que o Treta faz apologia ?

O cara que fala isso precisa voltar ao pré-primário, abrir o caderno de caligrafia e começar pelo Aa, Ee, Ii, Oo, Uu ……
Pois não sabe ler ….. Temos todas as nossas letras na comunidade do Treta, explicadas 1 a 1 ! Como nasceram, onde, qual o espírito da coisa !
Primeira coisa importante : Treta não é banda Skinhead/Careca. Somos caras simples, e não participamos de nenhum grupo , facção, movimento, etc!
Temos uma imensidão de amigos Skinheads/Carecas , que curtem nosso som, que vão aos nossos shows, justamente porque a banda não é racista, não é xenofóbica, não é facista.
Quando viram 4 caras carecas, com Treta tatuado na barriga , foi um grande choque pra todo mundo !!!!! Falaram “Que porra é essa …..o mundo tá acabando!!!” rsrsrsrsrsrsrs
Nossos shows sempre foram lotados de tudo quanto é tipo de gente! A maior característica da banda é o bom humor !
Como viemos do Korzus, muito metal sempre ouviu nosso som! A galera conhecia a gente por isso!
Eu sou filho de pai árabe (vindo da Síria) e mãe mineira (com índios na família)……como posso ser xenofóbico???!!! Isso é coisa de imbecil que se impressionou com o visual …..E MAIS IMBECIL AINDA POR ACHAR QUE SKINHEAD/CARECA É RACISTA, XENOFÓBICO….. Um cara desse tem que estudar muito antes de abrir a boca pra falar um absurdo deste !!!!!
Essa presepada toda começou por causa de um som nosso que se chama BICHA DO CARALHO ! Essa é a real …….
Esse som eu fiz por causa de uma revista VEJA( http://veja.abril.com.br/281098/p_114.html ), onde na capa tinha dezenas de fotos de mulheres, e no meio o título – PEGUEI AIDS DO MEU MARIDO – Dormindo com o inimigo!
Falava sobre esposas, mães, que eram infectadas pelos maridos que, criminosamente, faziam sexo sem preservativo com homossexuais, com prostitutas, etc, e ao voltar para casa, mantinham relação sexual com as esposas !
então foi daí que surgiu o som que criou toda a polêmica em cima da banda Treta……e aí funciona assim: o idiota , que não tem vontade nem capacidade para ler alguma coisa, ouviu falar que a banda Treta fala mal de homossexual…..aí este idiota sai aos 4 ventos propagando algo que ele nem sabe a origem! Ele nem imaginou que era esta a origem da letra do som…. ele apenas GENERALIZOU!
Gostaria de encerrar esta questão com algo importante: Em 97, nossa forma de abordar os assuntos era bem agressiva !
12 anos depois, o TRETA amadureceu demais. Nós defendemos o heterossexualismo com firmeza, somos contra o homossexualismo, mas não somos contra o homossexual. Saibam diferenciar muito bem isto!!! Todos nós somos pecadores aos olhos de Deus …..
“Hoje , nós abordamos….”o pecado (homossexualismo) e não mais o pecador (homossexual)….. E fecho com isto:

1Coríntios cap.6 vers.9 e 10
Romanos cap1. vers. 26 e 27
A palavra de Deus …. essa é a nossa base !!!
Amém!

5 – O Treta hoje é uma das bandas mais respeitadas do cenário paulista, qual o valor disso para vocês?

Cremogema preciso dar o verdadeiro crédito ao grande responsável pelo respeito que o TRETA está conquistando …….. DEUS !!!
Um dia, ajoelhei no meu quarto …. e disse em voz alta :” Senhor, fiz tudo errado até hoje! Meus sons estão acendendo uma fúria inexplicável na galera, a cena está se dividindo…. Não era nada disso que eu queria! Queria todo mundo unido! Todos os movimentos de boa, no respeito…..” e pedi….” Dá-me uma última chance….”
Desde então , todo o ideal da banda mudou! Como te falei , abandonamos os ataques diretos às pessoas, e voltamos o peso para o nosso interior …..para o EU !!!!!
O grande inimigo do ser humano…….o EU !!!!!
Então percebi que , por mais legais que fossem os primeiros sons, na verdade eram sons que atingiam apenas os problemas……. e não A ORIGEM DOS PROBLEMAS !!!!!!!
A grande luta é contra A ORIGEM DOS PROBLEMAS !!!
A galera tem acompanhado desde o princípio , a criação do próximo disco, que em primeira mão falo o nome : TRETA – ENTRE O BEM E O MAL !
Eu fiz as letras orando muito no meu quarto, dividindo com a galera , perguntando o que eles achavam…. foi um trabalho em comunhão com nossa galera, nosso público, pois para o TRETA, o público é a razão de tudo!
Graças a Deus, evoluímos como pessoa, como músicos, proporcionando um exemplo mais adequado aos olhos de quem nos admira, entende?!
Mudamos muito…. Graças a Deus!!!

6- Você pode citar qual foi o momento mais complicado que a banda passou?

HAHAHAHAHAHAHAHAHA………….
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Esta entrevista está sendo um grande momento em todos os sentidos !!!!!!!
Em ….98 acho….. fomos tocar em Guarulhos….. não lembro o nome da casa…..
e levamos um garoto conosco, para ajudar a carregar as coisas……. o moleque carregou um monte de cerveja pra dentro dele mesmo…….rssssssss……..
Ficou breáco…..e arranjou uma confusão dentro da casa!!!!!!
Como disse , éramos completamente diferentes de hoje, e brutos …. não sabíamos conversar muito !!!!!
Virou uma briga imensa!!!!
Primeiro era metade do bar contra a gente……depois …….ficou o bar todo contra a gente ! Foi péssimo!
Nos assumimos totalmente a responsabilidade pelo acontecido !!!
Pois o moleque que começou tudo era nossa responsabilidade! E por isso, rogo a Deus que a galera envolvida naquele episódio nos perdoe !!! A gente se arrependeu profundamente por isso! Por favor , nos perdoem ! Sei que passou muito tempo ….. Mas sempre há tempo para uma atitude positiva e correta ….e é o que tento agora!
Tirando isso ….nunca tivemos problema algum na banda ! Nenhum problema interno! É uma banda de irmão! Família….. e nosso público é família também !
Uma coisa que nos faz pensar …… é justamente aquilo que você citou lá no começo…….. o fato de nos confundirem com fascistas,racistas,xenofóbicos……JAMAIS !!!!! JAMAIS !!!!
E para os idiotas sem informação….SKinhead/Careca não é racista ou sei lá mais o que …. Nós do Treta não somos Skinhead/Careca , mas aproveito para dizer isto pelos meus amigos e amigas que são do movimento!

7- Em que momento você percebeu que suas atitudes estavam todas erradas, foi sozinho? Alguém te chamou pra conversa e mostrou os erros?

Olha só … um dia … passando por enorme aflição … tive o entendimento sobre a natureza humana . Percebi que vivia tentando mudar as pessoas, para que elas fossem como eu acreditava ser correto. Estava aí o grande erro. Querer mudar as pessoas!
E acreditar que eu era o correto……
Estavam aí os grandes erros, e os motivos da minha aflição! Depois que compreendi que cada um tem sua própria natureza, por mais diferenciada que possa ser, comecei a enxergar a vida com outros olhos…
Eu não cria em nada. Mas de repente, uma FÉ em Deus , inabalável , brotou em mim … e de lá pra cá , coisas formidáveis têm acontecido em minha vida ….
Não sou religioso, não Vou à igreja … mas oro diariamente! Não uso frases decoradas … trata-se de uma conversa franca e intensa com Aquele que acredito ter me criado …. e dia após dia, volto o filme da minha vida, e percebo onde errei, onde falhei! Sinto profundo arrependimento por aquilo, oro por perdão…
Foi sozinho.

7- Responda rápido:

4 bandas nacionais: Sétimo Round, Sangue Ruim, Bandeira de Combate,Oitao
4 bandas internationais: Madball, Agnostic Front, Van Halen, FirstBlood
1 livro: Bíblia
1 cd: o próximo do Treta
Nos tempos livres: treino ainda mais meu kendo e minha guitarra
Uma frase: “Perdoa-nos Pai … Nós não sabemos o que fazemos!”

8- Qual o conteúdo que você trouxe do militarismo para o hardcore?

Minha criação foi rígida. Devido às circunstâncias …. Meus pais são separados, desde meus 2,3 anos de idade. E minha mãe sempre teve que ralar muito para sustentar a gente. Portanto, ela tinha que ser rígida comigo, pois estava focada no trabalho. Mantinha as rédeas curtas mesmo! Dou graças a Deus por isso!
Tenho uma aptidão natural para o militarismo! Servi à pátria em 1989 no II Batalhão de Guardas do Exército. Era o SD Nejem 817 . A vida inteira pratiquei arte marcial. Desde os 5 anos de idade estou aprendendo arte marcial. Aos 30 anos encontrei meu caminho no KENDO (Arte japonesa de combate com espada)
Sou disciplinado ao extremo , e naturalmente isto influencia em minha vida, tanto na guitarra, quanto no dia a dia!
Hoje em dia, a luta é viver em harmonia em um universo sem disciplina ….. E está sendo um grande aprendizado! Você tem que ser paciente e educador nos dias de hoje …. ou morre estressado, reclamando de tudo e todos !
No caso, eu aplico esta disciplina para compor e executar os nossos sons. Tenho muito gosto por repetição, então , antes de gravar um disco, pode ter certeza que toquei exaustivamente as músicas, a ponto de repetir a mesma coisa 1.000 vezes , se for necessário!
Para este disco, gravamos uma demo! São 13 sons. Ao todo foram 26 guitarras gravadas. Fiz todas em 10 horas, sem sair da cadeira! Só parei quando acabou a última dobre de guitarra! É assim que aplico a arte marcial na banda Treta.

9- Profissão dos integrantes da banda? Acredita que é possível ainda formar uma cena no Brasil a se tornar uma profissão aos músicos do hardcore?

Cara , graças a Deus que está me fazendo esta pergunta . Excelente trabalho cremogema! Suas perguntas estão fazendo com que a cena dê um grande passo à frente ! Vamos lá:

EU TENHO MUITA FÉ NA CENA DO BRASIL COMO PROFISSÃO!
Pois o brasileiro é muito coração quando faz as coisas ! E quando resolve fazer um hardcore , pode ter certeza que vem hardcore do bom !
Basta que os músicos acreditem em si mesmos, entende?!
E trabalhem neste sentido!
Trabalhar pra fazer uma gravação legal, trabalhar para fazer matérias legais da banda, estar muito próximo do seu público, saber que tem a missão de doar seu tempo para os outros… Entre na comunidade do TRETA e pergunte pra quem você quiser , se a gente não troca idéia com nossa galera !!! Pode perguntar para qualquer um!
Quando uma banda tem relacionamento sincero e estreito com seu público, o sucesso é garantido, pois esta galera vai nos ajudar a subir cada vez mais alto, pois é isso que eles querem ! Tanto ou mais que nós da banda ! A galera é o coração de uma banda …. Então é 1 passo para virar a profissão de alguém!
Basta que acredite em si mesmo, e que não permita ser explorado por organizadores de eventos!
Tem muito organizador de evento que está acostumado a explorar bandas excelentes, só por serem novas …… Fazendo isso, as bandas não se sentem motivadas a continuar no caminho ! É prejudicial à cena este tipo de atitude!
Principalmente as bandas novas, necessitam de muito apoio de quem produz shows, etc !
É como uma planta que acaba de nascer, ou o filhote de algum animal …… Nos primeiros passos, é necessário muitos cuidados, zelo! Para que cresça firme, forte!
Depois pode vir a tempestade que for! A árvore agüentará o tranco! E o animal estará forte o suficiente para sobreviver!
Se tiver um zelo sincero para com as bandas novas, e respeito para as bandas que já estão no comando da cena, com certeza existe a possibilidade de viver da música sim! Sustentar a família, dignidade!
Basta este entendimento entre Músicos X Organizadores.
Quando digo organizadores, entenda – gravadora, dono de estúdio, organizador de evento, promotor, empresário, etc

10- Você acredita em uma comercialização do hardcore, bandas que tenham conteúdo caírem na mídia para difundir este ideal?

Irmão……. quando um homem está decidido , não há nada neste mundo que possa corromper o seu espírito!
Dê a oportunidade ao TRETA, por exemplo, de estar na mídia pra você ver o que acontece! Já iríamos bombardear com perguntas tipo : “Onde estão os caras que queimaram o índio em Brasília? E o mensalão? É verdade que existem satanistas no congresso? etc…”
Eu acredito sim nesta propagação do hardcore……o grande lance é …… será interessante para a mídia , divulgar bandas que vão tocar na ferida dos figurões que comandam a própria mídia?!

Entende?
Hardcore é cotidiano!
Com certeza assuntos bem indigestos para vários setores da sociedade serão abordados com força !!!
Vai incomodar muita gente !

11- Sobre o HCSP Fest, como foi a produção, todo o caminho que percorreu ate o dia do evento? Quais os principais pontos positivos ? Quais pontos você destaca que devem ser melhorados para uma próxima edição?

HCSP FEST ….. que evento abençoado por Deus , amigos !!!! Clima de amizade total !!!
Vitor , da banda Sétimo Round, que foi o responsável pelo evento. Homem de coragem, homem de Fè!
Graças a ele, nossas bandas conseguiram uma data fixa para poderem apresentar-se ! Será anual o HCSP FEST.
Foi muito legal ver bandas estreantes mandando muito em cima do palco, naquele dia 25JAN!
Os pontos positivos foram muitos, mas gostaria de elevar o clima de amizade e respeito entre todos ! Movimentos diferentes, curtindo as bandas , no maior respeito!
É a bandeira deste evento ….. União , Respeito, Amizade entre todos os movimentos !
Com certeza, será necessário um local maior para o próximo! Deu SOLD OUT neste primeiro! Ou seja, certo momento, não entrava mais ninguém……rssssss! O que é sinal de sucesso para um evento !
Pessoas de várias cidades de São Paulo, e o mais impressionante, de outros estados também!

12- A crise financeira instalada no mundo pode chegar ao movimento underground afastando o público dos eventos? Tem alguma ação em mente para evitar este fato?

Muitas bandas serão convidadas a participar! Não sei qual será a forma de recrutamento das bandas, mas vai caber todo mundo! Pode ter certeza !!
Cara…..crise financeira do mundo! Tem gente morrendo de fome e sede na África! E neste exato momento, alguém esta morrendo de fome embaixo de alguma ponte aqui no nosso país! Crise financeira que se foda !!!!!!
Os caras estavam embasados em dinheiro fictício , especulativo! De repente , a “PIRÂMIDE” caiu !!!! Efeito dominó ……
E agora , fica esse lance de crise financeira mundial pra lá e pra cá !
Eu pergunto uma coisa : ONDE FOI PARAR O DINHEIRO?! POR QUE SUMIU?! QUAL A LIGAÇÃO DESTE SUMIÇO COM AS ELEIÇÕES AMERICANAS?! O QUE ESTÁ ROLANDO NOS BASTIDORES DO PLANETA?!
Essa “crise financeira” não deveria ser aceita por nós ! Isso é merda lá do “topo da pirâmide” ! A gente dá um duro danado para conseguir comer e pagar umas contas ! TEM COISA ERRADA NESSA HISTÒRIA TODA !!!!
Se influenciar no show de hardcore , tudo bem ! Quem gosta de tocar vai continuar tocando da mesma forma …… MAS COM CERTEZA VÃO CUTUCAR ONÇA COM VARA CURTA !

13- Uma questão um pouco distante do assunto de nossa entrevista …. você acredita que haverá guerra por água anos a frente? O Brasil tem o Amazonas como fonte maior, o que acontecerá?

Estamos vivendo o APOCALIPSE ……
Se a gente acha que esta ruim agora , então ficaremos petrificados quando começarem os flagelos !
Falta de água, pestes, insanidade em massa, falta de comida, disfunções climáticas, endurecimento dos corações, fechamento das fronteiras ……. isto já está acontecendo irmão!
Falta de água é apenas 1 , dos inúmeros problemas que teremos pela frente …..
Assisti um filme animal , há 2 meses acho! O DIA EM QUE A TERRA PAROU! Em certa cena , uma mulher fala para o Extra Terrestre…” O que vocês querem aqui em nosso planeta?” E o ET responde com uma pergunta que fez todo o sentido : “SEU PLANETA???”
e continuou : “Estamos aqui para ajudar a Terra …..” depois ficou-se entendido que era ajudar a Terra contra a praga que a estava destruindo……o homem!
Aqui no Brasil também existe muito desperdício de água! Eu desperdiço água, Você também todos nós ! E chegará um momento em que colheremos os frutos de nossas ações! Aí nos veremos tendo que lutar por água …….
Lutar por água …… isso é o fim da picada !!!!!
Pois , quando um viajante aporta em sua casa…..uma das primeiras coisas a se oferecer é justamente a água……. e um dia , estaremos brigando com os viajantes por esta mesma água !

14- A maior lição que o hardcore te ensinou?

Fè em Deus e honrar o sacrifício da Cruz …..
Então descobri a amizade, a honra, a lealdade, a coragem, a fidelidade, a humildade, a etiqueta, a compaixão, a vida eterna!

15 – O que pode nos revelar sobre o novo cd do Treta, fora o que já foi dito nos últimos tempos?

Fernandão e eu resolvemos voltar a tocar …….hahahahahahahahahah !!!!! Inserimos um pouco mais de técnica nos sons novos !
Mas mantemos a raiz crua da banda ! Aquela coisa meio “tosca e bruta” , tá ligado?!
As letras estão mais densas … Mais pesadas! Perceberão que trata-se de um ataque direto à origem do “mal” …..
Esta origem cabe a quem ouvir descobrir onde é ….. Por trás das letras existe uma mensagem profunda! Como se fosse um código!
Um segredo …
Abordamos problemas sérios que estão acontecendo no “centro” da nação. E que nos são ocultados estrategicamente.
Somos parte de uma grande movimentação estratégica. Onde até mesmo a esperança nos é dosada!
Tem um som nosso que se chamará ARMADURA! Abrirá todos os nossos shows! E possivelmente o disco …..

16- A banda pensa em lançar alguma material sobre a sua história? Dvd, revista?

Sim…. um DVD !!! Com toda a história da banda , cenas antigas, curiosidades….tudo!
E estou amadurecendo um livro meu ……chamado ORAÇÕES URBANAS! Contando a história de um Soldado ……

17- O que pode nos adiantar sobre este livro?

Histórias da vida de um soldado….. acontecimentos ….. experiências…….. revelações ……. amigos ao longo do caminho …. que estão vivos e que morreram ….. e ensinamentos !

17- Contatos ?

frase da banda: “Tenham FÉ em Deus”

Contatos : TRETA-HCSP-BRASIL (Orkut)
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=69855501

18- Mensagem da banda:

” Agradecemos a Deus por nos ter dado a chance de servir à humanidade, com nossos instrumentos! Pedimos perdão a todos aqueles que , em um passado não muito distante, possamos ter magoado! E pedimos força para aqueles que estão do nosso lado e compreendem o nosso esforço em prol de uma cena unida, respeitosa e verdadeira !”

Comentários

comentários

Cremo é idealizador e fundador do Cultura em Peso, Asatrú, amante incondicional da fotografia e da cena underground, na qual vive intensamente há 16 anos. Formado em Redes para Computadores, é ex-vocalista das bandas La Tormenta (Grind) e Dead Bush (Punk), ambas de Minas Gerais. Ouve de Punk Rock a Metal Extremo, tendo como principais bandas na sua playlist Ratos de Porão, Napalm Death, Extreme Noise Terror, Circulo Activo, Amon Amarth, Elluvetie e Lacerated and Carbonized. Literalmente um Viking que não marca território: o mundo é sua morada. Lê constantemente sobre política, religião, história das guerras e a autodestruição humana que não aprendeu até hoje a viver com as diferenças. Some com a cena ou suma dela mesmo, agora!

Matérias relacionadas