Uganga

 

 

Perguntas: Cremogema
Respostas: Manu (El Joker)

Qual o significado de U-ganga?

Fala irmão, beleza? Cara, quando a banda foi formada o nome era Ganga Zumba(UM DOS REIS DO QUILOMBO DOS PALMARES, TIO DE ZUMBI) mas por volta de 1998 descobrimos que haviam mais duas bandas com esse nome e ai para não perder a ligação inicial mudamos para U-ganga … Colocamos a letra “U” para representar união, coisa que faltava muito na época e ficou dessa maneira …”Ganga” significa negro dialeto de PALMARES e serve como um referencial do nosso som, já que além do metal e do hardcore também temos influência de música negra… hip hop, jazz e reggae em especial.

Então até pelo nome a banda tem um lance político?

Apesar de não sermos uma banda puramente política usamos nossas letras para tratar de temas que de alguma maneira nos motivam escrever, protestar etc … Entre estes temas estão racismo, segmentação na cena, desrespeito ao meio ambiente etc …O mundo está muito fudido para falar de coisas amenas, até seria legal, mas infelizmente nossa realidade é outra.

Quanto tempo de estrada?

Estamos na ativa desde de 1993, da formação original somente eu fiquei, mas com exceção do Guilherme(QUE JÁ ESTÁ COM A GENTE A QUASE UM ANO) a formação atual esta junta desde de 2003.

Por quantas formações a banda já passou?

Cara tivemos algumas mudanças nesses anos e acho isso natural…tem neguinho que entra mas não veste a camisa e ai não serve pro U-ganga, tocamos por prazer mas não por brincadeira, nosso compromisso com o U-ganga é serio. Creio que já tivemos umas cinco formações diferentes mas com certeza hoje a banda está vivendo seu melhor momento, tanto musicalmente quanto no relacionamento interno, que em outras épocas era péssimo.

Muitos quando falam do U-ganga lembram do Sarcófago, isto te incomoda?

De maneira nenhuma, tenho um puta orgulho de ter feito parte da banda… Porém são duas propostas totalmente diferentes …

U-ganga não se prende a rótulos, pois tem o respeito de alas que vão do trance (hehe) ao metal extremo, como foi para conquistar isso?

Cara, respeitamos todos os estilos mas trance não nos agrada nem a pau hahahahahaahah… Na verdade nosso dj tem um influência muito forte de hip-hop das antigas, eletro europeu tipo “kraftwerk” e “Drum´n´bass”, estilos que todos nos curtimos também, em maior ou menor grau dependendo do integrante… Para chegar nesse ponto de “aceitação” foi fácil, desde cedo ouvimos vários estilos diferentes e os que nos agradam mais acabam nos influenciando um pouco na hora de compor… Mas sabemos bem como o U-Ganga deve soar, misturar por misturar não rola.

Como você vê a entrada (temporária) de Serginho na bateria, aumentou a eficiência ou continuou a evolução?

Tanto o Sérgio quanto o Marco são dois puta bateristas, não tem como comparar pois ambos tem muita personalidade. Sempre rolam diferenças entre um e outro, algum arranjo modificado etc…, mas no geral eu diria que a qualidade foi mantida. Sem falar que o Sérgio é muito gente fina, o que ajudou a manter o clima família nos ensaios, viagens!

Uberlândia já se tornou uma casa para o U-ganga que toca aqui direto?

Com certeza, na verdade o triângulo mineiro é nossa casa, a banda de Uberaba, mas temos laços fortes em Araguari e Uberlândia…Somos uma banda da BR-050 HAHAHAHAHAHAHA…

Sobre a cena de Uberaba… parece ser bem mais unida, do que muitos lugares, parece não ter aquela divisão de metal e punk, vistos em outros lugares.

Eu concordo em partes, pois aqui também temos nossos “radicalóides” de plantão que nada fazem a não ser falar merda… Por outro lado nos eventos eu vejo um público mais variado, ai em Uberlândia a coisa é mais separada por estilos seja punk, metal, rap, emo, bicho grilo etc, mas acho que isso está mudando… Nesse ponto eu diria que a cena de Uberaba é mais aberta apesar de ainda ter muito que melhorar.

– Eu bem sei dos radicolóides dai .. hehehehhe você lembra né? Foi comédia, mas sobre a banda …para tanto tempo de estrada teria que ter mais cd’s , isso não aconteceu por falta de estrutura financeira, apoio?

Pode crer, nego pensou que você fosse nazi né? hahahahaha, que otários! Sobre o cd na verdade eu diria que esse é nosso quarto trampo, lançamos duas demos (sendo uma gravada no Be-Bop em sp) de 97 a 2000 e depois com as mudanças de formação, tretas etc…lançamos o “Atitude Lotus” de maneira totalmente independente. Esse disco levou mais de um ano pra ficar pronto e particularmente tem coisas que não me agradam, o que pra mim é normal pois o mesmo foi gravado num clima de treta total dentro da banda, nego querendo mudar o som, entra e sai etc…É um disco mais experimental, menos pesado, com mais elementos de rap…Devemos regravar alguma música desse trrabalho (provavelmente Prekol) no novo trabalho. Por fim lançamos o “Na trilha…” que a meu ver foi a primeira vez que tivemos condições de fazer um cd do jeito que queríamos, e acho que conseguimos.

O que cada um da banda faz fora dela profissionalmente?

Eu sou arquiteto e acabo de terminar a pós em Gestão Ambiental, o Christian é professor de Biologia, O Guilherme ta terminando o curso de História e o Fael começou a fazer Cinema (ambos na UFU). o Marco é publicitário e ta na Austrália até fevereiro, o Serginho que tá no lugar dele trabalha com a família dele e o Nenê trabalho nas casas Bahia e é dj na noite…

Onde você vê o auge da banda, onde tiveram em mais ascensão? agora?

Mano, para mim uma banda atinge o seu melhor quando as composições são as melhores e o astral interno está bom… Com certeza nesse momento estamos fazendo nossas melhores músicas e pela primeira vez todos são amigos e se dão bem. Do ponto de vista do fortalecimento do nosso nome eu acho que de 2005 pra cá demos um expandida nos nossos contatos, tocamos em locais mais distantes, vendemos mais cds, a parceria com a Incêndio ta cada vez mais firme… As coisas estão indo passo após passo mas sempre melhorando.

Falando em vender, vamos fazer uma propaganda básica, onde encontrar material do U-ganga? Com quem? Como? O que tem disponível?

LOCAIS DE VENDA DO CD “NA TRILHA DO HOMEM DE BEM” – INC001

Araguari: Ativa Tattoo

Ituiutaba: Rev Skate Shop

Uberaba: Tsutaya Discos(Shopping) e “disk U-G” (34 – 8806 0473)

Uberlândia: Inccêndio Discos ([email protected] ), Tee-Box, CHD e Sebo CDs

BH: 53HC (www.53hc.com) e Patty Songs

São Paulo/SP: Loja 255 e Playstereo (Loja 468) – Galeria do Rock

São José? do Rio Preto: Alvo Shop ( www.fotolog.net/alvoshop)

Região Centro Oeste (MT, GO, DF e MS): Loja Hocus Pocus (Goi?nia/GO) e
One Voice (www.onevoice.com.br)

Região Sul (PR, SC e RS): No Mercy Records ( www.nomercyrecords.com)

Região Norte (AM, AC, RO, RR, PA, AP, TO): Loja Abunai Records ([email protected])

Região Nordeste (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA): Sangue & Fogo

Discos ([email protected])

INTERNET: [email protected]

bate e volta:

4 bandas internacionais: BLACK SABBATH, BOB MARLEY, BAD BRAINS, ANTHRAX , mas fora o SABBATH AS OUTRAS ESTÃO SEMPRE MUDANDO HEHEHEHEHE

4 bandas nacionais: SEPULTURA, JORGE BEN DAS ANTIGAS, RACIONAIS MC´S E DORSAL ATLÃNTICA

1 livro:O PASSO DECISIVO (KRISHNAMURTI)

1 cd :O PRÓXIMO DO U-GANGA HEHEHEHEHEHE…

nos tempos livres: ESPORTE, DESCANSO, ESTRADA..

melhor frase:”PERMANECER SATISFEITO E CONTENTE, E TORNAR OS OUTROS SATISFEITOS E CONTENTES, É DAR E RECEBER BENÇÃOS” (DITADO HINDU)

U-ganga hoje se torna referência para pessoas até mesmo não musicalmente, e sim em relação as suas próprias vidas, como você ve isso, tendo a obra de vocês sendo levada como alta ajuda?

Cara, confesso que me sinto meio desconfortável com isso pois nunca fui um grande defensor da literatura/cds/videos de auto ajuda
… acredito que todas as respostas que procuramos estão dentro de nós mesmos, se as letras do U-ganga ajudam nessa busca eu fico feliz
mesmo que o propósito nunca tenha sido esse .. na verdade nossas letras são positivas apenas reflexões do que achamos certo ou errado.

Deixe sua mensagem para os fãns do U-ganga, para que possamos falar um pouco sobre o Angel butcher!

Queria dizer que o U-ganga tá mais firme do que nunca, mesmo com alguns integrantes tendo viajado(O MARCO TÁ NA AUSTRÁLIA ESTUDANDO ATÉ MARÇO E O GUILHERME TÁ NA EUROPA EM TOUR COM O CRUST DIVISION) estamos firmes na estrada com o Serginho (ATTERO) E O JORGE CLAPP (EX-NUTS) e logo estaremos em Uberlândia novamente…estamos na pré do cd novo e podem botar fé que será nosso melhor trabalho mesmo que isso soe bastante clichê HEHEHEHEHE…

Sobre a Angel Bucther… qual a formação dela?

Cara a banda foi formada em 1986 e ficou na ativa até 1991…em 2003 resolvi voltar com a parada eu na bateria e voz e o Maurício
(EX-KROFADER, EX- CUSPINDO MARIMBONDO E QUE TOCOU NO AB NOS ANOS 80)na guitarra e voz …chamamos o kim (EX-JHON’N’ARMS, CUSPINDO MARIMBONDO) para o baixo e o paulista (EX-SEU JUVENAL,OLORUM) para a segunda guitarra. Gravamos uma demo nova chamada “THE ANGELS ARE BACK” e pretendemos lançar um cd oficial ano que vem…devido ao Mauricio morar em Floripa tocamos pouco mas desde a volta dividimos palco com Calibre 12, Lobotomia, Deadly Side, Flanders…

Por que voltar um projeto tão diferente do U-ganga que esta com gás todo?

Na verdade as bandas não são tão diferentes assim, pois ambas misturam metal e hardcore, o lance é que no U-ganga existem mais elementos modernos além desses dois estilos, mais groove…no A.B. a coisa é focada no crossover dos 80 mesmo, bandas como D.R.I, S.O.D, Excel, Ratos de Porão…curto muito as duas bandas mesmo o U-ganga sendo minha prioridade. Além dessas duas bandas ainda rola o lance do tributo ao Sarcófago e toco percussão com o Eremita(ARTISTA HIP-HOP DE UBERABA) ,para mim essas coisas são bem normais, mesmo que para alguns seja totalmente ilógico UAUAHAHAUAHUAH…

Rola tempo de boa? Não aperta sendo arquiteto e ainda tendo duas bandas?

Cara eu estou envolvido em bandas a 20 anos, já abri mão de muita coisa por isso não me arrependo. O U-ganga é minha prioridade, algo onde invisto mais tempo, grana etc …os outros projetos tem cada um a sua importância mas são adaptados aos meus outros compromissos, enquanto estiver assim segundo em todos.

Nesse mundo investimos muito dinheiro e a vezes nem tudo retorna, a não ser o respeito daqueles que admiram nosso trabalho, para você isso significa muito?

Cara, decidi a tempo não cobrar nada da música, pelo contrário, só
tenho a agradecer. Hoje aprendi muito com os erros do passado e procuro as coisas com mais calma, mas sem deixar de lado o profissionalismo, o que rolar seja por merecimento.

Uma mensagem geral para aqueles que não conhecem a cena do mundo do rock, mas que possam ler a entrevista e conhecer um pouco desse mundo através do U-ganga/Angel b.!

Eu acho que a música só tem dois tipos, boa e ruim. Hoje em dia as coisas estão muito separadas por estilos e acho isso ruim, assim a cena sempre será fraca e segmentada…cada um tem suas preferências, mas música de qualidade e merda tem em todo segmento…Abram a cabeça pro som alternativo feito em nossa região seja metal, punk, hard core,rap, ou o que for…nem só de psi e axé vive o triângulo mineiro HAHA
Ai Cremogema, valeu muito pela força que você tem dado ao U-ganga Parabéns pela iniciativa e conte com a gente para o que precisar, OM SHANTI…

Comentários

comentários

Cremo é idealizador e fundador do Cultura em Peso, Asatrú, amante incondicional da fotografia e da cena underground, na qual vive intensamente há 16 anos. Formado em Redes para Computadores, é ex-vocalista das bandas La Tormenta (Grind) e Dead Bush (Punk), ambas de Minas Gerais. Ouve de Punk Rock a Metal Extremo, tendo como principais bandas na sua playlist Ratos de Porão, Napalm Death, Extreme Noise Terror, Circulo Activo, Amon Amarth, Elluvetie e Lacerated and Carbonized. Literalmente um Viking que não marca território: o mundo é sua morada. Lê constantemente sobre política, religião, história das guerras e a autodestruição humana que não aprendeu até hoje a viver com as diferenças. Some com a cena ou suma dela mesmo, agora!

Matérias relacionadas