Conhecendo o misterioso e vasto mundo das cervejas escuras

Embora antigamente todas as cervejas fossem escuras, poucas chegaram a ser verdadeiramente pretas. Algumas Stouts são bem pretas, mas contra a luzes fortes apresentam tons avermelhados.
Ou seja, ainda hoje nem todas as cervejas ditas escuras são propriamente ditas pretas e opacas.
Primeiramente vamos derrubar um grande mito que gira em torno de uma cerveja escura: o fato de acharem que todas as cervejas escuras são fortes, corposas, pesadas e sempre mais alcóolicas do que as outras.
A cor da cerveja é um fator diretamente ligado ao tipo de malte utilizado. Grãos mais intensamente torrados, que no final produzirá menos açúcar e por isso menos álcool.
O processo de maltagem requer maceração, germinação e secagem, exemplificando.
Dependendo da intensidade da germinação e também dos graus de secagem e torrefação, o malte adquire colorações e aromas que vão desde um neutro até o café, passando pelo caramelo, o chocolate e o torrado em que sentimos na maioria das cervejas escuras.
Desmitificando sobre as escuras serem mais alcoólicas e robustas sempre, uma boa comparação seria entre as Stouts e Ales fortes (Strong Ales) que são escuras na cor, e algumas claras como a Belgian Triplel e German Mainbocks que são bem mais claras podem possuir teores alcóolicos mais altos.
Indiferentemente de serem mais alcóolicas ou não a grande diferença dessas cervejas está em suas famílias que podem ser divididas entre Lager (baixa fermentação) e a Ales (alta fermentação).
As cervejas Lagers são cervejas de aroma discreto, têm sabores mais puros de malte e levedura, sem presença de aromas frutados, condimentados e complexos, maravilhosamente refrescantes. Naturalmente serão cervejas mais leves mesmo as mais escuras. São as cervejas mais consumidas no mundo.
Muitos parecem achar que as cervejas Ales são escuras e fortes e as Lagers claras e mais moderadas. Podemos ver que a grande diferença são ingrediente, fermentação e tempo de envelhecimento (aprofundaremos nesses tópicos em outras mais postagens).
As cervejas Ales em geral são super aromatizadas e de sabores complexos, normalmente são frutadas, condimentadas e com características de grande intensidade seja no amora quanto no sabor.

No próximo post estarei caracterizando cada esilo dentro de cada família, fazendo uma análise sobre todas as caractrísticas singulares de cada um.

Leiam e bebam conosco.
Cheers e rock’n’roll!

images

Comentários

comentários

Matérias relacionadas